Capa do Diário de Notícias de 1 de Janeiro de 1935
É de conhecimento geral o prémio recebido por Mensagem em 1935, prémio de "segunda categoria", dado pelo Secretariado de Propaganda Nacional (SPN), dirigido então por um amigo de Pessoa, António Ferro. Esse processo foi já explicado ao pormenor por José Blanco, em artigo que preservamos no nosso portal e que pode ser acedido aqui.
No entanto, os investigadores Pessoanos sempre se questionaram do porquê desse prémio de "segunda categoria", especulando sobre quais teriam sido os argumentos contra Pessoa e a favor do autor que entretanto ganharia a "primeira categoria" - Vasco Reis. O segredo ficou escondido na acta do júri, que entretanto tinha desaparecido.
Eis que no fim de 2015 chega a resposta, num livro que agora começa a ganhar visibilidade nas nossas livrarias. O investigador Artur Anselmo, na sua História do Livro e Filologia, publicado pela Guimarães Editores, revela a acta integral, retirada dos arquivos da Funcação António Ferro.
Dada a importância desta revelação, e com a devida vénia ao autor, permitimo-nos reproduzir a mesma acta num documento acessível agora a todos através deste link.