Quando se pensa em desportos americanos, pensa-se normalmente em quatro grandes batedores: futebol americano, basebol, hóquei no gelo e, por último mas não menos importante, basquetebol. De facto, apesar de alguns desportos terem uma popularidade ligeiramente superior, 6% dos adeptos nos EUA classificam a NBA como a sua forma de entretenimento preferida. Em termos reais, são alguns milhões de pessoas e, quando se traz a bola universitária para a mistura, são mais alguns milhões de adeptos que adoram basquetebol.
A História da NBA
Basicamente, quando se decompõem os números e se olha para o basquetebol de elite no contexto, é claramente um dos maiores desportos do mundo. No entanto, nem sempre foi assim. Na verdade, para saber como chegámos a este ponto, vale a pena ver de onde viemos. Para este fim, vejamos a história da Associação Nacional de Basquetebol (NBA).
Em 1946, a BAA formou e começou a acolher jogos em locais maiores, como Madison Square Garden. Esta presença resultou na troca de ligas entre Fort Wayne e Indianapolis. Os desacordos resultantes forçaram as duas organizações a acordar uma fusão em 1949 e, com isso, nasceu a NBA.
Na década de 1950: A NBA começou com 17 equipas, mas o interesse começou a desvanecer-se e, em 1954, restaram apenas oito equipas. Numa tentativa de reavivar o interesse pelo desporto, a NBA introduziu um relógio de 24 segundos. Esta inovação acelerou o jogo e aumentou o interesse pelo basquetebol. Com os jogadores forçados a jogar em menos tempo, o jogo tornou-se um dos desportos mais rápidos nos EUA e foi aí que a sua popularidade começou a aumentar.
A década de 1960: Quando o dinheiro começou a rolar, a liga conheceu um boom nos anos sessenta e a sua expansão foi rápida. Nos anos setenta, a NBA consistia em 30 franquias e as rodas da actual indústria em plena expansão estavam em pleno movimento.
Momentos Icónicos da NBA
Com o voo da NBA e os atletas a começarem a brilhar, os recordes caíram e os fãs foram tratados a um número crescente de momentos seminais. Embora não possamos passar por todos os momentos marcantes da NBA dos últimos 70+ anos, recolhemos alguns dos momentos mais icónicos dos melhores talentos da liga:
- 1972: Os LA Lakers vão numa sequência recorde de 33 jogos invictos para conquistar o seu primeiro título da NBA durante 18 anos.
- 1980: Este foi o ano em que a linha de três pontos foi introduzida. É também a primeira vez que vemos o futuro Hall of Famers, Magic Johnson e Larry Bird.
- 1984: O maior jogador da história pelo padrão de muitos fãs, Michael Jordan, tornou-se um primeiro rascunho.
- 1986: Larry Bird chega a um jogo de 63 pontos no playoff.
- 1991: Michael Jordan vence o seu primeiro anel do campeonato da NBA, quando os Chicago Bulls foram 4 e 1 contra os LA Lakers.
- 1994: Michael Jordan retira-se aos 30 anos de idade, mas regressa em 1995.
- 1998: Michael Jordan reforma-se novamente antes de fazer um regresso final em 2002.
- 2006: Kobe Bryant atinge 81 pontos para cimentar o seu estatuto de um dos melhores da NBA.
Embora pudéssemos continuar e continuar, a história em vaso que fornecemos deveria dar-lhe uma visão suficiente da razão pela qual a NBA é uma potência desportiva. Independentemente de ser um fã duro de morrer dos EUA ou alguém a ver do Reino Unido e mais além, a NBA oferece entretenimento de alta octanagem que todos deveriam experimentar pelo menos uma vez na vida.